Perguntas frequentes

"Fab@arts: o 3D nas mãos da educação": porquê?
O título do projeto resulta de um cruzamento da palavra FabLab ("Fablab" é a abreviatura de "Fabrication Laboratory", também conhecido como "Fabulous Laboratory". O conceiro surgiu no Center for Bits and Atoms (CBA), do Massachusstes Institute of Technology - MIT, através de uma disciplina designada How to do (almost) anything, dada pelo Prof. Neil Gershenfeld)  com Arte. O projeto (v. apresentação) visa explorar as potencialidades pedagógicas do 3D nas áreas CTEM, cruzando com o currículo, abrangendo áreas disciplinares distintas, incluindo artísticas.

O que significa a sigla CTEM?
Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM em inglês).

Quais as potencialidades do trabalho pedagógico com a modelação e impressão 3D?
Além de funcionar como catalisadora do interesse dos alunos, a modelação 3D promove competências diversificadas, nomeadamente:
- pesquisa;
- pensamento crítico,
- trabalho colaborativo;
- uso criativo de ferramentas digitais e tecnologias de vanguarda;
- resolução de problemas;
- competências específicas de modelação aplicáveis nas áreas CTEM.

O que é um MakerSpace?
Um MakerSpace é um espaço onde os utilizadores acedem a tecnologia diversificada (essencialmente digital) e podem desenvolver os seus projetos, experimentando livremente. Uma das áreas privilegiadas nestes espaços é a da modelação e impressão 3D. Estes espaços podem ser usados autonomamente ou sob supervisão.

"To define a school makerspace by its purpose and simplest of terms, it is a place where young people have an opportunity to explore their own interests; learn to use tools and materials, both physical and virtual; and develop creative projects." Laura Flemming
Fonte: http://www.makerspaceforeducation.com/makerspace.html


Qual a relação entre um maker space e as Bibliotecas Escolares (BE)?
  O facto de as Bibliotecas Escolares contemplarem nos seus espaços uma área makerspace enquadra-se no trabalho em torno da literacia da informação. No Referencial Aprender com a BE , no capítulo dedicado à Literacia da Informação, as atitudes e valores sugeridos para os aluno articulam-se com o "espírito maker". Vejamos:
"1. Manifesta espírito de interrogação
  2. Age de forma metódica e rigorosa
   3. Mostra resiliência na procura de informação
  4. Respeita os direitos de autor e conexos
  5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas
  6. Aceita a crítica
  7. Tem em consideração as regras de utilização da biblioteca."
A BE assume, assim, um papel ativo como facilitadora na aplicação e produção de conhecimento, numa dinâmica de utilizadores não só "consumidores", mas também  "fazedores".



É possível aceder em linha a repositórios de objetos 3D?
Sim.
60 sítios onde é possível descarregar modelos 3D

Recomendamos: Thingiverse







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