terça-feira, 15 de novembro de 2016
Formações de 3D e Impressão 3D - Mafra
Já está disponível o plano de formação do Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho (Mafra) para o ano letivo de 2016/2017. Este ano, estão incluídas diversas ações e workshops que partilham o trabalho desenvolvido no âmbito das TIC em 3D e Fab@rts. É uma boa oportunidade para professores da zona do concelho de Mafra descobrirem o mundo do 3D, e o seu potencial na educação.
Ações de Curta Duração:
18 de janeiro: Utilização de tablets em contexto educativo
22 de fevereiro: Impressão 3D
3 de maio: Modelação e impressão 3D
Ações de Formação:
janeiro: Introdução à Modelação 3D: projetos pedagógicos com Sketchup Make (25h)
julho: Fab@rts: aprender a modelar em 3D (25h)
Para saber mais sobre estas ações, visite a página do CFAERC. As inscrições são efetuadas online, no formulário de inscrições.
terça-feira, 8 de novembro de 2016
BAD Jobs
É por onde vamos estar no dia 19 de novembro, a demonstrar a tecnologia de impressão 3D e as nossas vertentes de utilização em contexto educativo.
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), em parceria com a Junta de Freguesia de Arroios, realiza nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, a 1ª edição do Mercado das Profissões BAD (Bibliotecas, Arquivos e Museus), intitulada BAD JOBS 2016 – Formação e profissão: que futuro?.
Lá estaremos, a mostrar as atividades do projecto TIC em 3D/Fab@rts. Para saber mais visitem a página da BAD Jobs 2016.
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Vencedores do Concurso Codeweek 3D
Depois de uma semana de votação, já sabemos os vencedores do concurso Codeweek 3D: Imprime o Teu Brinquedo.
Cá estão os resultados da votação do concurso Codeweek 3D:
Codeweek 3D 01 - 2 votosO primeiro classificado é o projeto 10, seguido dos projetos 09, 08 e 13. O próximo passo é aquecer as impressoras e tornar tangíveis as escolhas dos alunos que frequentam o Centro de Recursos.
Codeweek 3D 02 - 1 voto
Codeweek 3D 04 - 1 voto
Codeweek 3D 07 - 5 votos
Codeweek 3D 08 - 6 votos
Codeweek 3D 09 - 20 votos
Codeweek 3D 10 - 29 votos
Codeweek 3D 12 - 1 voto
Codeweek 3D 13 - 6 votos
Codeweek 3D 14 - 4 votos
Codeweek 3D 16 - 1 voto
Codeweek 3D 18 - 3 votos
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Projecto 10 |
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Projecto 09 |
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Projecto 08 |
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Projecto 13 |
sábado, 22 de outubro de 2016
Dica F@b #03: Dizimar Malhas Poligonais
Socorro! Na imagem, o modelo 3D parecia perfeito. No computador, é muito pesado, e ao enviar para a impressora 3D o software demorou demasiado tempo para fazer o slicing, a impressão correu mal, ou crashou continuamente. O que é que se passa?
É um problema comum nos objectos 3D que encontramos online. Todos os modelos 3D são constituídos por uma superfície definida por triângulos, chamada malha
No painel do Meshlab podemos saber quantas faces tem a malha poligonal.
Se o modelo tiver textura associada, podemos visualizar a malha poligonal clicando em wireframe nas opções de visualização.
Para diminuir o número de polígonos do modelo, vamos aplicar o filtro Quadric Edge Collapse Decimation, disponível no submenu Remeshing, Simplification and Reconstruction do menu Filters (filtros). O Meshlab dispõe de uma enorme quantidade de recursos para processar modelos 3D.
O filtro define de forma automática a diminuição para metade do número de polígonos. Na opção Target Number Of Faces podemos definir para quantos polígonos queremos que a redução seja feita. A qualidade da malha poligonal pode ser controlada nas opções do filtro.
A diminiução da contagem de polígonos torna o modelo mais leve, mas retira-lhe realismo. Podemos ir executando gradualmente este processo, até atingir o resultado desejado.
Quanto menor o número de polígonos, mais facetado ficará o objecto.
Para finalizar esta dica F@b, reduzimos o número de polígonos do modelo para 25 000.
Exportamos o modelo com a opção Export Mesh As... do menu File. No formato, escolhemos ficheiro STL. Uma das melhores ferramentas do Meshlab é a facilidade com que converte entre formatos de ficheiros 3D.
Uma análise do STL no netfabb (procedimento que recomendamos para certificar que a impressão 3D vai ser bem sucedida) mostra que o modelo não tem problemas a corrigir.
Só falta imprimir, e levar para a sala de aula. Com esta técnica, podemos assegurar que a impressão de um modelo 3D pesado será bem sucedida.
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
E se ao entrar na Biblioteca...
... vir uma impressora 3D, sim, tranquilize-se. Está mesmo numa biblioteca.
Ainda não temos as condições desejáveis no espaço do Centro de Recursos, mas sentimos que não podíamos esperar mais. Iniciámos hoje a estruturação do nosso espaço Maker, criando para já um cantinho dedicado ao 3D. A impressora e o computador irão estar acessíveis, chegou ao CR bibliografia específica, e os tablets estão a ser utilizados pelos alunos, que estão a descobrir o 3D no Thingmaker Design.
Estava na hora. Não houve inauguração nem cerimónia, simplesmente montámos o sistema e colocámos a imprimir. Agora é esperar que a curiosidade dos alunos faça o resto, gerando massa crítica de utilização. E a partir daí começar a crescer. O LCD_AEVP, Laboratório de Criatividade Digital que irá em breve arrancar no espaço, poderá dar uma ajuda...
Para já, temos no Centro de Recursos Poeta José Fanha um cantinho dedicado ao 3D. É o primeiro passo. Aproximar, possibilitar contacto, despertar a curiosidade. Sem grandes cerimoniais, mas quando a impressora iniciou o primeiro trabalho de impressão na biblioteca, havia um sentimento de a small step for a man...
terça-feira, 18 de outubro de 2016
3D: bibliografia de apoio...
Já chegaram os livros que encomendamos no âmbito do "Fab@arts". A ideia é que despertem a curiosidade dos alunos e os levem mais longe no domínio da modulação. Devagarinho o nosso "Fab@arts" vai ganhando forma... (Foto: Professor Artur Coelho)
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Codeweek 3D: Imprime o teu Brinquedo
Para comemorar a Codeweek 2016, semana europeia dedicada às novas tecnologias na educação, lançamos em conjunto com o Centro de Recursos Poeta José Fanha um concurso destinado a todos os alunos que visitam o Centro de Recursos e utilizam os tablets adquiridos no âmbito do Fab@rts. O desafio é criar um brinquedo no Thingmaker Design. Os três melhores serão impressos em 3D e entregues aos seus criadores.
O concurso faz parte da iniciativa Creative Techies, participação do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro na Europe Code Week 2016.
Como fazer para participar:
- Requisitar um tablet no atendimento do Centro de Recursos.
- Procurar a app Thingmaker Design.
- Escolher o tipo de objecto a modelar.
- Modelar em 3D, escolhendo as peças disponíveis.
- Enviar para impressão 3D (pedindo ajuda à Patrícia, Prof.ª Jacqueline ou Prof. Artur).
- Descarregar os ficheiros para impressão 3D (pedindo ajuda à Patrícia, Prof.ª Jacqueline ou Prof. Artur).
- Procurar a app Thingmaker Design.
- Escolher o tipo de objecto a modelar.
- Modelar em 3D, escolhendo as peças disponíveis.
- Enviar para impressão 3D (pedindo ajuda à Patrícia, Prof.ª Jacqueline ou Prof. Artur).
- Descarregar os ficheiros para impressão 3D (pedindo ajuda à Patrícia, Prof.ª Jacqueline ou Prof. Artur).
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